Resenha: A Esperança



Título Original: Mockingjay
Lançamento nos EUA: 24/08/2010
Série: The Hunger Games
Volume: 3
Autora: Suzanne Collins
Título Nacional: A Esperança
Série Nacional: Jogos Vorazes
Lançamento no Brasil: 05/10/2011
Editora: Rocco
Páginas: 421

"Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.

A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.

O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança."


O Distrito 12 não existe mais. O Distrito 13 nunca deixou de existir. Existe uma revolta em andamento. Peeta está nas mãos da Capital. É o início de uma guerra.

Katniss está envolta nesse caos. Desorientada. Os distritos nem mesmo sabem se a “Garota em Chamas” sobreviveu. Mas um novo título lhe é proposto. Coin, a presidente do 13, propõe à ela que assuma o rosto da rebelião, que seja a inspiração para os rebeldes, que seja o “Tordo”.

A guerra se arrasta por Panem. No momento em que aquela flecha rompeu o campo de força, os Jogos Vorazes se libertaram da arena e tomaram conta de cada distrito.

“Meu nome é Katniss Everdeen. Tenho dezessete anos. O meu lar é o distrito 12. Participei dos Jogos Vorazes. Escapei. A Capital me odeia. Peeta foi levado como prisioneiro. Imaginam que ele esteja morto. Há uma grande chance de ele estar morto. Provavelmente é melhor que esteja morto...”

“A Esperança” é o terceiro e último volume da série “Jogos Vorazes” e, apesar dessa leitora ter preferido os dois primeiros, diria que o livro faz jus à admiração e aclamação conquistada pela trilogia.

Temos novamente a narradora Katniss, com seus pensamentos coerentes em relação aos milhares de acontecimentos que a cercam. É uma obra mais lenta, mas não mais densa.

Suzanne Collins não abandonou seus toques de realidade. As mortes e não mortes da história surpreendem, novamente abandonando o lugar comum e levantando questões sobre a vida.

É uma história de batalhas. Batalhas em campo, batalhas entre poderes, batalhas internas, que decidiriam o futuro de toda uma civilização. A verdade se confunde em meio ao caos. Mas a esperança ainda é a chama que move as ideias do povo. Nos olhos de uma garota que mal aprendeu a voar, vislumbram a possibilidade da realização de seus sonhos. Podem ver, também, o sangue derramado, mas as cicatrizes que ficarão valerão a pena. Serão um lembrete de que houve uma luta, mas também de que houve um ideal.

Os Jogos Vorazes revelaram a Chama da luta pela liberdade, e ela não se apagará, enquanto for capaz de encontrar forças no soprar do vento da Esperança.

Resenha "Jogos Vorazes"
Resenha "Em Chamas" 

3 comentários:

  1. Eu acho esta série muito boa, foi um dos poucos livros que gostei de ver no cinema. A resenha está ótima.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cida =) ... Também gostei do filme, mas não tanto quanto do livro.

      Excluir
  2. Espetacular!!!
    jean augusto

    ResponderExcluir

Não deixe de dar sua opinião sobre o post.
Adoro saber o que vocês estão achando.
Prometo responder sempre que possível.
Beijinhos!!!


Delírios Lúcidos - 2013. Todos os direitos reservados - Design by Flavia Penido.
Tecnologia do Blogger.

Delírios Lúcidos